Neste Natal, milhares de pessoas farão suas compras em lojas virtuais. Por isso, foram testados os serviços de 21 sites do país e a maioria se saiu bem. Mas fique esperto: eles ainda lideram o ranking de reclamações.
Para começar, percebemos que o único idioma usado por todos os sites é o português e há apenas uma opção de moeda como forma de pagamento: o real. Com exceção de eFácil e Extra, as demais lojas pesquisadas fazem entregas em todo o Brasil. Quanto ao envio para o exterior, apenas quatro prestam tal serviço, que pode levar de dez a 22 dias úteis e custar mais de R$ 100 de frete.
É importante que você, ao comprar em uma loja virtual, tenha acesso às suas informações de identificação, como cadastro em órgãos competentes, razão social, CNPJ e endereço da sede física. Das 21 lojas que foram analisadas, dez mostram só o nome em suas páginas on-line.
Os sites devem ainda apresentar meios de contato para você solucionar dúvidas quanto à compra. Todos oferecem um telefone e um formulário de contato. Ricardo Eletro, Siciliano, Insinuante, Casa & Vídeo e Planeta Ofertas não oferecem atendimento on-line (chat). Só o Carrefour disponibiliza, além do telefone, um e-mail. No dia da compra, as lojas virtuais ofertavam para a venda, em média, 43 opções de ferro. Insinuante, eFácil e Ricardo Eletro,
porém, tinham mais de 60 opções.
Escolha lojas que tenham fotos
É essencial que os sites mostrem fotos dos produtos, já que você não pode “tocar” a mercadoria. A descrição completa também ajuda a definir qual atende melhor às suas necessidades. A única loja que não mostrou a voltagem do ferro foi a Planeta Ofertas. Isso é ruim, já que no Brasil ela não é fixa e, sem esse dado, você corre o risco de comprar um produto que não poderá usar em sua região.Todas as lojas aceitam cartão de crédito e boleto bancário. A modalidade Oi Pago, oferecida pela operadora de telefonia Oi, é aceita por Americanas, Casas Bahia, Comprafácil, Extra e Ponto Frio. Com ela, você digita a senha do aparelho e a fatura da compra é enviada para sua casa.
Tentou-se ainda pagar a compra usando cartão de crédito de terceiros. Percebemos que apenas o site Colombo não autoriza a compra se o titular for diferente do usuário cadastrado. A medida tem o intuito de proteger você contra o uso do cartão sem a sua autorização.
Para que a transmissão de seus dados seja segura, o endereço do portal deve passar de “http” para “https”, indicando que as informações serão criptografadas (ou seja, só poderão ser decodificadas por um servidor autorizado) a partir daquele momento. Se o seu navegador for o Internet Explorer, o ícone de um cadeado fechado deve aparecer no canto superior da tela, próximo ao endereço. Notou-se os dois processos em todos os sites.
Os produtos adquiridos na Internet podem ter diferentes prazos de entrega. É conveniente que as lojas ofereçam vários tipos de envio, inclusive entrega expressa.
Afinal, você pode necessitar com urgência daquela mercadoria. A Planeta Ofertas foi a única a oferecer a entrega via Sedex. A taxa de frete também é um fator decisivo na escolha do site de compras. Encontramos valores bem diferentes entre as lojas, embora o endereço informado tenha sido igual para todas.
Na eFácil, o ferro da Mallory custou R$ 29,90 e o frete saiu a R$ 15, pagos na entrega, o mais caro do estudo. Na Casa & Vídeo, o mesmo ferro foi comprado a R$ 29,90, com frete de R$ 3,45. Apenas os sites Ricardo Eletro e Shoptime não cobraram a entrega. O Planeta Ofertas ainda cobra uma taxa para a efetivação da compra. A loja faz a cobrança através da empresa Pagamento Digital, do grupo BuscaPé. O recurso é mais seguro, pois todos os seus dados ficam sob domínio exclusivo do intermediador. Porém, não encontramos informações no site de que esse serviço deve ser pago. Antes de fecharmos a compra, todas as lojas pesquisadas divulgaram o prazo para a entrega do produto. As lojas Ricardo Eletro e Insinuante informaram o maior prazo do estudo: até 17 dias úteis. Em contrapartida, os sites da Saraiva e Siciliano prometeram somente um dia para o envio.
A entrega com hora marcada (veja mais em "A PROTESTE reivindica") deveria ser uma realidade no Rio de Janeiro, mas não foi o que constatamos. Mesmo com duas leis sobre o tema, nenhuma loja agenda dia e hora para a entrega. Já Saraiva, Americanas, Extra, Siciliano, Submarino, Ponto Frio, Shoptime, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Insinuante e Walmart informam, pelo menos, um período para a entrega (por exemplo, das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira).
Embalagem para presente é cobrada
Com a chegada do Natal, verificou-se também se as lojas virtuais estão prontas para enviar mercadorias embaladas para presente. No Magazine Luiza, o serviço é gratuito; Saraiva e Siciliano cobram R$ 2,90 e Submarino, R$ 5,90. Nas outras lojas, o preço varia conforme as dimensões do produto. Ao finalizar a compra, você deve receber um aviso de confirmação e um número de identificação do pedido. As 21 lojas informaram o número do pedido, mas nem todas enviaram por e-mail a confirmação da operação. Esse foi o caso de Carrefour e Kabum. Quanto ao prazo anunciado, todas as lojas cumpriram com o prometido. A maioria enviou em até três dias úteis. Já Kabum, Mania Virtual, Saraiva e Siciliano entregaram o pedido no dia seguinte à aprovação do crédito e Walmart, Carrefour e eFácil levaram mais tempo. Apenas a Planeta Ofertas não mandou o produto. Foi informado pela loja que a compra havia sido cancelada, pois a mercadoria não estava disponível para venda, embora, no dia da compra, o site informasse que tinha o ferro em estoque. Não recebemos o estorno, e sim um crédito para novas compras. Isso é proibido pelo CDC: o valor deve ser integralmente restituído. Por isso, a loja não foi avaliada quanto ao recebimento e à devolução do ferro e do valor pago, ficando com avaliação "ruim".Ao recebermos os produtos, o péssimo estado de algumas embalagens nos chamou a atenção, como as enviadas pelos sites Comprafácil e Walmart, que vieram abertas e amassadas. A loja eFácil enviou o ferro dentro da caixa do fabricante, sem proteção externa. As encomendas dos outros sites estavam bem embaladas e protegidas contra impactos. Todos os produtos foram entregues com nota fiscal, mas a Kabum não informa no documento o endereço de sua sede e a Comprafácil não discrimina a cobrança do frete, embora ele tenha custado R$ 12,98.custo da devolução pode ser seu Conforme o CDC, quando você compra fora de uma loja física, tem o direito de arrepender-se em até sete dias corridos, contados a partir do recebimento do produto, além de escolher como deseja devolvê-lo. Na Mania Virtual, você deve arcar com as despesas do envio. Se quiser devolver algo para a Kabum, também deve pagar o envio, mas a loja fará o reembolso do valor em sua conta corrente. Quanto à devolução, todas exigiram que o produto fosse encaminhado em sua embalagem original, sem indícios de uso, com nota fiscal, manual e todos os acessórios. Realizou-se a postagem pelo correio apenas quando essa era a única opção disponível pela loja. Nas outras, aguardamos a coleta no endereço de entrega. Kabum, Carrefour, Casas Bahia e Walmart atrasaram o recolhimento. Os demais produtos foram enviados por correio ou coletados no prazo combinado. Além de avaliarmos se a lojas virtuais cumprem as regras de troca e devolução descritas em seus sites, também verificamos qual era o valor reembolsado pelas empresas, já que o cliente deve receber de volta o valor integral de sua compra, incluindo a quantia paga pelo frete, em até duas faturas após a conclusão da devolução. As lojas Kabum e Siciliano não restituem o frete. Já os sites Carrefour, eFácil, Fast Shop, Planeta Ofertas e Saraiva não foram avaliadas nesse quesito, já que até o fechamento desta edição o reembolso ainda não havia sido feito em nossa fatura do cartão de crédito.
Na web, cautela é tudo
- Tenha cautela com ofertas, principalmente se estiverem muito abaixo da média das outras lojas. Pode ser um produto saindo de linha.
- Se optar por parcelar sua compra no cartão de crédito, tente fugir dos juros. Algumas lojas virtuais têm parcerias com fabricantes e parcelam o valor sem acréscimos.
- Por segurança, imprima todos os passos da operação de compra para comprovar o pedido e o pagamento.
- As promoções mais atraentes acontecem perto do Natal, Dia das Mães e das Crianças. Por isso, vale navegar nas lojas virtuais nessas épocas. Mas, como nesses períodos há um aumento considerável nas vendas, pode haver descumprimento nos prazos de entrega.
- No ato da entrega do produto em sua casa, verifique se está conforme o solicitado no seu pedido e em perfeitas condições de uso. Caso perceba defeito ou falta de itens ou acessórios, recuse a entrega e entre em contato com a central de atendimento da loja na qual realizou a compra.
Evite O Planeta Ofertas
O alto número de denúncias contra os sites Planeta Ofertas e Fator Digital nos motivou a encaminhar uma representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), pedindo providências para esses casos. As duas empresas vêm lesando consumidores de todo o país por não entregarem os produtos vendidos, não devolverem o dinheiro de compras canceladas e dificultarem a troca de produtos entregues com defeito. Dezenas de nossos associados têm dificuldades em obter resposta da empresa quando reclamam. A maioria foi “seduzida” por produtos com preços abaixo da média de mercado. Notificamos a Planeta Ofertas, mas não tivemos resposta. O endereço da sede física mudou e não localizamos mais os responsáveis pela loja virtual. Como o site permanece ativo, alertamos os consumidores a não comprarem nesta loja. Para nós, o endereço www.planetaofertas.com.br deveria ser desativado. Lamentavelmente, nossa representação anterior contra a loja foi arquivada pelo MP-SP, por não se caracterizar ilegalidade na relação de consumo, e sim estelionato. Orientamos a todos os cidadãos lesados a fazerem valer seus direitos na Justiça.Saiba mais em: http://www.proteste.org.br/
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