Aparelho envia sinais pela língua para gerar imagens ao usuário.
(Fonte da imagem: Reprodução vídeo Youtube)
A ciência acaba de dar um enorme passo tecnológico no mundo da acessibilidade: graças ao Departamento de Oftalmologia da Universidade de Washington, foi criado um dispositivo revolucionário, que é capaz de devolver a visão aos deficientes, mesmo que eles sofram de cegueira completa.
O BrainPort Vision, como é chamado, é um equipamento não-cirúrgico que consiste numa câmera que captura imagens em preto e branco e as envia até o cérebro, na forma de pulsos elétricos, por um eletrodo que deve ser usado na língua. Pode parecer impossível, mas basta assistir a este vídeo para acreditar:
Até o momento, o dispositivo ainda está em estágio de testes, mas é completamente funcional, gerando imagens em tempo real. A qualidade do vídeo ainda é consideravelmente inferior à real ou, como alguns usuários descreveram, “é como uma versão em baixa resolução da visão que já tiveram”. Porém, estima-se que a língua é capaz de transmitir dez vezes mais do que se conseguiu até hoje.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/10787-universidade-cria-dispositivo-que-devolve-visao-para-deficientes.htm#ixzz1PNZ203r7
Nenhum comentário:
Postar um comentário