Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fusão de Supermercados Pode Trazer Danos

Para PROTESTE consumidor ficará refém de poucos fornecedores reduzindo seu poder na hora da compra. Atuação do Cade será fundamental no caso.



A PROTESTE Associação de Consumidores avalia que a anunciada fusão entre Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour pode prejudicar o consumidor na medida em que a concentração de mercado reduz as opções na hora da compra. O consumidor fica refém de poucos fornecedores reduzindo seu poder na hora da compra.
A fusão das duas cadeias de supermercados vai controlar 27% do varejo alimentar. A concentração de mercado é maior principalmente na região Sudeste, sobretudo em São Paulo. A Associação não tem dúvidas de que quanto maior o mercado há maior competição, as empresas baixam os preços, melhoram a qualidade dos produtos e serviços, e investem mais em inovação. A atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) será determinante em mais este caso para evitar abusos do poder econômico.
A aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei que estrutura o sistema brasileiro de defesa da concorrência pode fortalecer a atuação do Cade e ajudar na avaliação de casos como esta fusão, desde que sejam rejeitadas três emendas do Senado, como a que prevê redução de multas para as empresas punidas pelo Conselho.
A PROTESTE está pedindo à Câmara dos Deputados que rejeite três emendas no PL que estrutura o sistema brasileiro de defesa da concorrência para evitar prejuízos ao consumidor. Para a Associação, há risco de que a formação de monopólios escape ao controle do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
O Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour já estão preparando uma proposta para levar ao Cade, que terá de aprovar a fusão das duas maiores cadeias de supermercados e hipermercados do País. A operação criaria o terceiro maior grupo de varejo no ramo de alimentos no mundo, com faturamento de 30 bilhões de euros, o equivalente a R$ 70 bilhões, segundo projeção para 2011.
O órgão antitruste já deu sinais de que será duro no julgamento de fusões desse porte ao impor, recentemente, fortes restrições à união da Sadia e Perdigão. O processo está em fase de julgamento.
Ao avaliar operação de fusão no ramo de supermercados o Cade leva em consideração não só a concentração de lojas em uma região específica, indicando a sobreposição de estabelecimentos, mas também a situação hipotética de trânsito em determinadas regiões metropolitanas.
Os técnicos dos órgãos ligados ao Cade avaliam a disposição do cliente de se deslocar de uma loja para a outra, a fim de encontrar preços mais em conta, caso um determinado supermercado esteja elevando os preços de seus produtos de forma não-temporária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário