Os sites de mídia social facilitaram muito o upload de fotos digitais. É muito fácil. E, depois, a melhor parte é ler os comentários de seus amigos. Mas infelizmente, ladrões e golpistas estão também encontrando oportunidades através de suas fotos.
Como? Conheça a Geo-Tag. As Geo-Tags adicionam identificações geográficas a várias mídias, como vídeo, torpedos e sites, mas são mais usadas para fotos. Essas pequenas informações são incorporadas às fotos digitais e informam onde a foto foi tirada, através do fornecimento de coordenadas de latitude e longitude; elas podem também fornecer informações de altitude e direção. Como sempre, os criminosos encontraram uma forma de explorar essas informações aparentemente inocentes.
Juntamente com o carimbo de data e hora das fotos, os criminosos podem usar as geo-tags para descobrir onde você mora e qual é a sua rotina diária. E, se as suas fotos mostrarem também joias diferentes ou equipamentos eletrônicos valiosos, os bandidos podem usar essas informações para chegar até eles.
Você então não deve mais publicar fotos? Deve passar a viver como um eremita? Mudar para uma caverna? As respostas são obviamente "não", a menos que isso seja o que você deseja.
Clique duas vezes para derrotar os criminosos
Com algumas ferramentas simples, você pode continuar a compartilhar as fotos de suas férias com sua família e amigos e se manter seguro durante esse processo.
O principal truque é excluir as geo-tags das suas fotos antes de fazer o upload delas. Os usuários do iPhone podem instalar um app chamado deGeo. Para os usuários de telefones Android, o Geo-Eraser elimina as marcas de localização das suas fotos digitais.
Se seu telefone for equipado com GPS, ele inserirá dados de localização nas meta tags das suas fotos digitais. Então, você terá o mesmo problema. Nesse caso, um programa chamado JPEG and PNG Stripper pode limpar todas essas informações das suas fotos.
O X-Pire é outra ferramenta que você pode usar para se proteger. O X-Pire permite colocar uma data de expiração nas suas fotos. Dessa forma, você fica mais livre para publicar suas fotos onde desejar. Quando chegar a data de expiração, elas automaticamente desaparecerão da sua publicação, enquanto que a original ficará intocada.
É claro que não custa ficar atento. Considere seu público antes de publicar as fotos. Se você estiver recebendo comentários de pessoas desconhecidas, talvez seja necessário melhorar suas configurações de segurança online. Isso é um procedimento muito simples em sites sociais como o Facebook. Suas informações serão ocultadas e você ficará protegido dos criminosos.
Digamos que você tenha feito tudo isso, mas talvez precise garantir que suas fotos não desapareçam. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a evitar que suas fotos digitais "criem asas e saiam voando".
Como manter os erros mais simples longe das suas preciosas fotos digitais
Se você é como a maioria das pessoas, suas fotos digitais vão se acumulando no disco rígido do seu computador. Apesar de isso não ser exatamente um problema, isso pode causar problemas quando seu computador travar. Para aqueles que estão acostumados com a tela azul do pânico, algumas táticas simples podem manter suas preciosas fotos seguras e protegidas.
O que fazer? Faça cópias e salve-as em lugares diferentes, tanto em casa como online. Quanto mais importantes forem as suas fotos, mais estratégico você deve ser em relação à criação de seus backups. É claro que essa recomendação se aplica a tudo aquilo que não pode ser substituído.
Garanta que todas as suas fotos valiosas estejam incluídas em backups seguros.Norton 360 cria backups locais automaticamente em um disco rígido externo. Além disso, ele também protege seu computador contra vírus e outras ameaças.
Porém, se todos os seus backups estiverem em um único local, você não estará protegido no caso de roubos, incêndios ou terremotos. Para proteger suas fotos totalmente, faça um backup online, usando um serviço de backup online como o Norton Online Backup . Esta é uma ótima solução se você não tiver o Norton 360.
Considere também fazer o backup de suas fotos em DVDs e CDs (CD-R) vazios. Antes de fazê-lo, no entanto, lembre-se de que DVDs compactam mais informações do que CDs. Manchas e imperfeições podem ter um grande efeito na sua capacidade de recuperar suas fotos do disco. Nesse caso, o CD é uma opção melhor. Independente de qual mídia você usar, armazene-a na posição vertical, longe do calor e da luz direta do sol. Lembre-se também de usar CD-Rs em vez de CD-RWs regraváveis, para evitar a gravação acidental por cima das suas fotos.
A lição de hoje é: quando o assunto for fotos, tome as medidas necessárias para protegê-las e para proteger a si mesmo. Com alguns programas inteligentes você mantém suas fotos e sua propriedade seguras e protegidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário